Artesãos de Matias Barbosa comemoram 15 anos de associação

Matias Barbosa é referência em artesanato na região

Artesãos, apoiadores, amigos e comunidade participaram da celebração dos 15 anos da Associação dos Artesãos de Matias Barbosa Caminho Novo, na sexta-feira (20). O evento aconteceu no pátio da Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro, que fica em frente à Casa do Artesão (onde está exposta a produção para comércio) no centro da cidade.

A celebração teve apresentação musical e vários depoimentos, o presidente da entidade, Carlos Augusto, ressaltou que é um momento importante para o resgate de artistas na região.

Presidente Carlos Augusto nas comemorações dos 15 anos
Presidente Carlos Augusto nas comemorações dos 15 anos

Com a presença de autoridades, apoiadores parceiros, artesãos e comunidade, o presidente contou a história da associação, e como devem ser os trabalhos daqui em diante. Há 15 anos foi criada a associação, que veio suprir a necessidade de união dos artistas locais e, os que estariam a um raio 50 Km da cidade.

Hoje são 12 associados. Mas anos atrás já teve 115 membros. Carlos afirma ser um momento importante para comemorar, unir os artistas, e traçar metas através de mudanças estratégicas com o apoio da Intecoop (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF). O órgão dá suporte a várias entidades que geram economia solidária.

A associação está incubada, e todos os processos de gestão estão sendo acompanhados pelos técnicos de diversas áreas de ensino das faculdades. A associação também participa da Economia Popular Solidária Juiz de Fora que promove encontros e discussões que fomentam a inclusão produtiva na região.

A Casa do Artesão

Localizada na praça da Bandeira, centro de Matias, a casa é o local em que moradores e turistas visitam, e compram as mercadorias produzidas pelos artistas. São; móveis, utensílios, doces, bordados, reciclagem e peças de bambú. “Vem gente de toda parte, do Rio, São Paulo, Espírito Santo, do Brasil todo”, comenta Carlos Augusto. Além deste espaço de exposição, a associação participa de feiras em outras cidades.

Segundo Monalisa Barbosa Alves, Técnica do Núcleo de Economia Solidária NUSOL/Intecoop/UFJF, a consultoria ensina como fazer a gestão do negócio por conta própria, de forma que a associação não dependa de ninguém e tenha autonomia de gerenciamento. “O projeto não tem custo, e é uma forma da UFJF devolver à sociedade o papel dela”, conclui.

Dona Thereza Silva, uma das fundadoras

Anos de dedicação à arte de trabalhar com as mãos. Ela está com todo vigor nas comemorações dos 15 anos da associação.

“No começo foi muito difícil, mas hoje estamos orgulhosos”. Thereza Silva, uma das fundadoras.

 

Thereza Silva e sua irmã Isaura Silva, junto com Maria Madalena De Martin nas comemorações dos 15 anos da associação
Thereza Silva e sua irmã Isaura Silva, junto com Maria Madalena De Martin nas comemorações dos 15 anos da associação

 

Na Casa do Artesão são vendidos todos os produtos dos associados
Na Casa do Artesão são vendidos todos os produtos dos associados